O senador Marcelo Crivella recebeu na manhã desta segunda-feira (20), no escritório do Rio de Janeiro, a coordenadora Nacional do Movimento em Defesa do FIES (Programa de Financiamento Estudantil), Julliene Salviano para discutir pontos referentes à Portaria nº 8, de 2 de julho de 2015, do Ministério da Educação. Durante a reunião, Crivella se comprometeu a apresentar novo requerimento de audiência pública no Senado Federal para tratar do tema logo após o recesso parlamentar. Em abril, a Comissão de Ciência e Tecnologia atendeu pedido do senador e promoveu debate sobre os limites impostos pelo governo ao programa que financia a educação superior.
Para Julliene, a nova medida prejudica os estudantes ao alterar o limite da renda familiar per capita para a concessão de novos financiamentos. “Ao passar a renda máxima para 2,5 salários mínimos, limita o acesso à pouquíssimas pessoas”, afirmou a coordenadora.
Salviano também destacou o comprometimento do senador na defesa dos estudantes. “Crivella é o senador que mais tem nos ajudado tanto no Senado Federal quanto na interlocução com o Ministério da Educação”, declarou.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.