A Medalha é concedida a autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella participou nesta quinta – feira (13), da cerimônia de comemoração do Dia do Marinheiro, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. Durante a cerimônia, Crivella foi condecorado juntamente com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho com a Medallha Mérito Tamandaré.
“Comemorar o dia 13 de dezembro é cultuar, reverenciar, as nossas tradições mais bonitas, mais nacionais que são as nossas Forças Armadas e a nossa Marinha nunca derrotada. É uma emoção muito grande poder participar dessa comemoração e receber essa imerecida comenda que por generosidade a Marinha do Brasil me concede pelos poucos serviços que pude prestar a Força. Saio daqui mais brasileiro e com mais vontade de servir o meu país”, afirmou o ministro.
Na ocasião foi lida também uma mensagem da presidenta Dilma Rousseff, que destacou a importância das Forças Armadas e parabenizou a primeira mulher a ser nomeada para o posto de oficial-general da Força.
“Dispor de uma Força Naval pronta e à altura dos objetivos nacionais é fundamental para qualquer País. A nova almirante soma-se à extensa lista de mulheres que, cada dia mais, assumem posições de liderança em seus respectivos segmentos em nosso País. Sua nomeação mostra que a igualdade entre homens e mulheres é uma causa viável e justa, que em muito contribuirá para o Brasil mais desenvolvido que almejamos”, ressaltou a presidenta.