Crivella apresenta nova frota da Comlurb e destaca: “Rio está saindo da crise”

2019-01-09T16:29:51+00:00
Novos caminhões da Comlurb
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, no Aterro do Flamengo, a nova frota da Comlurb para coleta de lixo na região administrativa de Bangu e Realengo, que inclui Deodoro, Vila Militar, Campos dos Afonsos, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel e Senador Camará. São 52 veículos (45 para utilização imediata e sete reservas), mais modernos e ágeis, que vão tornar o serviço mais eficiente e seguro e facilitar o deslocamento em locais de difícil acesso.
– Estamos chegando à uma nova fase da Prefeitura. Esses dois primeiros anos foram muito difíceis. A Olimpíada deixou uma dívida de muitos bilhões,  uma conta pesada, dura de pagar. E nestes dois anos foram pagas: R$ 2,7 bilhões de dívidas passadas, porque o Município do Rio de Janeiro honra os contratos – disse Crivella.
O prefeito destacou que a entrega dos novos carros da Comlurb simboliza uma nova fase, de mais investimentos e realizações:
–  A partir de agora, o Rio tem um novo tempo, saindo da crise – destacou.
A frota da Comlurb é renovada por etapas. Em 2017, a renovação se deu nos veículos leves. Este ano, Crivella já entregou os da coleta seletiva. E, agora, chegou a vez dos veículos da região administrativa de Bangu e Realengo. Dos 45 novos veículos entregues nesta quarta, 22 são compactadores (14 de 19m3 e outros oito de 15m3); 12 basculantes (sete deles de 12m3 e cinco, de 7m3); oito minibasculantes, de 5m3; e três poliguindastes duplos.
– São veículos que  permitem o transbordo dos resíduos que são coletados dentro das comunidades nos  compactadores, que, aí sim, vão para as estações de transferência. Esses veículos têm uma série de inovações tecnológicas em relação aos que já estavam operando – afirmou Tarquínio Prisco, presidente da Comlurb.

AS INOVAÇÕES QUE AUMENTAM A SEGURANÇA

Os minibasculantes são para remoção de lixo público e especial em áreas de difícil acesso, como comunidades e assentamentos. Eles podem agora despejar o lixo diretamente nos caminhões compactadores de 19m3 sem precisar passar pelas estações de transferências, dando mais agilidade aos serviços. Os da antiga frota tinham capacidade de apenas 3m3.
Os novos compactadores possuem faróis de LED posicionados na traseira para auxiliar nos trabalhos noturnos, aumentando a visibilidade, ao mesmo tempo em que a geração de calor para o gari é menor. A mudança do guincho hidráulico para içamento de caçambas estacionárias abertas de 5m³ nos compactadores de 19 m3 da parte superior para a traseira reduz os riscos de derrubada de galhos ou de atingir fiações.
Os alertas luminosos estão agora na dianteira e na traseira dos veículos, para garantir que fiquem mais visíveis no trânsito. Os prefixos dos veículos podem ser vistos em todos os lados da nova frota, para facilitar que sejam identificados e monitorados.
A Comlurb continua priorizando a segurança na renovação dos veículos da frota. Todos os compactadores possuem botões de emergência dos dois lados para parada imediata do ciclo de compactação em caso de emergência. Há ainda uma campainha de fácil acesso entre o gari e o motorista para comunicação de qualquer evento. Vale lembrar que os caminhões continuam mais silenciosos do que os de frotas antigas por terem transmissão automática.

A FROTA TOTAL DA COMLURB:

• 671 veículos para limpeza urbana (caminhões): 641 terceirizados e 30 próprios;
• 254 veículos leves (carros pequenos e vans);
• 256 máquinas e equipamentos (minitrator/ pá carregadeira/minivarredeira, entre outros): 158 terceirizados e 98 próprios.

Compartilhe esta história

WhatsApp Manda um Zap