O senador Marcelo Crivella participou, na manhã dessa sexta-feira (13), da Inauguração da 1ª Clínica Cirúrgica Professor Pedro Abdalla no Hospital Federal de Bonsucesso, referência em cirurgias de alta complexidade, no Rio de Janeiro. O setor, que atenderá cerca de cem pacientes por mês, foi reformado, modernizado e equipado com a verba destinada por Crivella à Instituição. Na solenidade, os diretores do hospital destacaram o empenho do senador em prol da saúde no estado.
O presidente do Cremerj (Conselho Regional de Medicina), Pablo Vasquez ressaltou a importância do Hospital Geral de Bonsucesso para a classe médica e para a população do Rio. “O HGB é um hospital fundamental na assistência médica no Rio de Janeiro, na formação de especialistas na residência médica e tem um corpo clínico politizado, firme e ético. É muito satisfatório registrar algo positivo em um momento em que a gente vive uma situação de grande dificuldade na área da saúde com a crise econômica, mas por outro lado também temos que testemunhar – para nossa felicidade – que a grande maioria dos médicos luta para superar as adversidades e garantir à população uma assistência médica de qualidade. A inauguração desse serviço, que é fruto do esforço dos colegas, do investimento do governo e do apoio do senador Marcelo Crivella que, muito sensível à saúde, está sempre colaborando no sentido de ajudar e melhorar a assistência médica muito nos orgulha”, afirmou.
Para o diretor-geral do hospital Dr. Francisco Xavier, a inauguração da 1ª Clínica Cirúrgica é motivo de comemoração. “Gostaria de agradecer imensamente nessa manhã de festa a todos que colaboraram com a execução e o término dessa obra. Nós vínhamos sofrendo há bastante tempo com a paralisação da execução dessas reformas e agora, depois de quatro meses de gestão, conseguimos fazer a conclusão da primeira parte, então cabe aqui uma série de agradecimentos aos visitantes, ao corpo médico presente e ao senador Crivella, a quem eu gostaria de agradecer imensamente pela emenda parlamentar destinada ao Hospital Geral de Bonsucesso”.
O senador Marcelo Crivella homenageou a classe médica e destacou a luta no Congresso para viabilizar recursos a serem investidos na saúde. “A maior riqueza de uma nação é o seu povo e nós não podemos divergir sobre isso. E a maior riqueza de um povo é a saúde e a educação. Tem que ser prioridade nas políticas públicas. A luta da bancada do Rio não é pequena, mas falta muitas vezes uma sensibilidade das autoridades de Brasília. E isso eu digo a vocês, porque eu já vivi momentos dramáticos nas instâncias da burocracia para liberar recursos. Das minhas emendas para 2016, eu destinei quase R$ 16 milhões para os nossos hospitais federais do Rio de Janeiro, em particular, o que mais precisa, que é o Hospital do Fundão. Pelo bem maior que é a saúde e pelo respeito que tenho a essa constelação de astros e estrelas, profissionais de saúde, que trabalha, silenciosamente, salvando a vida do nosso povo”, declarou.
Estavam presentes à cerimônia a coordenadora assistencial do Departamento de Gestão Hospitalar Federal do Rio de Janeiro, Dr. Sônia Capelão; o coordenador assistencial do HFB, Dr. Luiz Zamagna; o chefe da Neurocirurgia Dr. Guasti; o chefe da CTI, Dr. Pedroto; a chefe da Cirurgia Pediátrica do Instituto Fernandes Figueira, Dra. Patrícia Marques; a deputada Federal Rosangela Gomes; o presidente da Amorvit, Roque Pereira; além dos profissionais de enfermagem, nutrição e residência médica do HGB.