Um dos mais influentes parlamentares da bancada fluminense, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu nesta quinta-feira (9/6), em entrevista à Rádio Senado, um diálogo como forma de contornar a crise entre o governo do estado e o comando dos bombeiros, no Rio:
– Estou torcendo muito para que tudo acabe bem, e tenho conversando com o governador e Lideranças dos bombeiros. Espero que encontremos uma saída pacífica para resolver esse impasse, sem radicalismos. Não podemos continuar vendo essas cenas deploráveis de homens responsáveis por salvar nossas vidas sendo presos – disse Crivella.
Crivella voltou a defender a aprovação da PEC 300, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, que prevê, entre outros benefícios, um piso nacional para bombeiros e policiais militares:
– Estamos muito atrasados, perdendo muito tempo. Temos que instituir um piso nacional para bombeiros e policiais militares. Eles são valorosos brasileiros e precisam ganhar o suficiente para sobreviver – encerrou Crivella.
A crise entre o governo do estado e os bombeiros teve início no dia 4/6, quando centenas de manifestantes invadiram o quartel geral da corporação e 439 deles foram detidos. Eles continuam presos no quartel de Charitas, em Niterói, aguardando uma decisão judicial.