Em discurso nesta segunda-feira (18) no Plenário, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) criticou aqueles que apostam na alta da inflação.
– Estou falando do mercado financeiro, que tem se mostrado uma criatura sanguinária, que busca seus próprios interesses, com mais e mais lucro – afirmou.
Crivella disse que o país está longe do cenário de instabilidade e da espiral inflacionária. Segundo o senador, o Brasil sabe o valor de uma economia estabilizada e “todo patriota fará de tudo para a inflação não voltar”.
– Não queremos mais aquele ambiente em que tudo subia e o salário perdia valor rapidamente – declarou.
O senador fluminense disse que o país “não está no rumo de uma economia insustentável”. Crivella afirmou ainda que com a alta da inflação, o mercado financeiro “resolve lançar suas baterias contra o Banco Central”, jogando na “base do quanto pior, melhor” e pressionando por uma alta na taxa de juros. Segundo Crivella, o objetivo dessa pressão é tornar o Banco Central refém do mercado financeiro. Para ele, o mercado não se preocupa com inflação alta, mas critica o BC para forçar a alta dos juros e lucrar mais.
– O Banco Central está conduzindo a política monetária de maneira séria, tudo para não comprometer o crescimento do país – declarou.
Crivella ainda disse que “não se pode aceitar que o mercado, com apoio de setores da mídia, exerça pressão para que o Banco Central altere sua política”. O senador manifestou solidariedade com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e com a presidente da República, Dilma Rousseff, na condução da política econômica brasileira.
– Há motivos para ficarmos tranquilos, embora devamos ficar atentos – afirmou.
Agência Senado