O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) esteve no Hospital Beneficência Portuguesa, na Glória, acompanhado do renomado cirurgião cardíaco Antonio de Pádua Jazbik. Eles foram recebidos pelo presidente da instituição, Alberto Dias Maia, e pelo diretor-médico, José Paulo de Jesus. Durante a conversa, e sabedor das ótimas relações políticas de Crivella com a presidente eleita Dilma Rousseff, Maia pediu ajuda para conseguir marcar uma audiência com o futuro ministro da Saúde para conversar sobre os problemas da unidade. Crivella garantiu que basta o nome ser escolhido para que o encontro seja acertado.
A Beneficência tem hoje uma dívida de cerca de R$ 150 milhões, segundo seu presidente, e está interessada em voltar a ter credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
– Assumi em 2006 e encontrei o hospital praticamente fechado pela Vigilância Sanitária. Administrações anteriores levaram a Beneficência a um grave quadro financeiro. Fizemos algumas obras. Hoje, o centro cirúrgico foi reaberto, para cirurgias de baixa e média complexidade, e estamos negociando o passivo trabalhista – afirmou Alberto Maia.
Apesar dos problemas, a Beneficência Portuguesa, que faz 170 anos em 2010, já foi referência em saúde no Rio de Janeiro.
Crivella também anunciou que destinará R$ 2 milhões de suas emendas de 2012 para a reativação do centro cirúrgico do Hospital da Gamboa.