A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o PLS 493/09, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que concede o adicional de periculosidade de 30% sobre o salário dos empregados em serviços de portaria, vigilância e segurança. Rosalba Ciarlini apresentou substitutivo, retirando a possibilidade de serventes receberem a mesma gratificação, quando substituindo porteiros e vigias. O projeto ainda será votado em segundo turno na comissão.
Outro projeto aprovado, o PLS 187/06, de autoria do senador Paulo Paim, concede o mesmo benefício aos operadores de redes de telefonia móvel, como já acontece no trabalho em redes de energia elétrica.
Os trabalhadores obtiveram mais uma vitória nesta quarta-feira, com a aprovação do PLS 228/09, de Paim, que determina o custeio integral do vale-transporte pelos empregadores. Atualmente, o trabalhador contribui com até 6% de seu salário básico para custear o benefício. Os gastos passam a poder ser deduzidos pelos patrões como despesa operacional na determinação do lucro real da empresa ou no cálculo de Imposto de Renda devido