Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) destacou a aprovação, no último dia 2, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de projeto de sua autoria que prevê a concessão de vale-refeição a funcionários terceirizados da administração publica. A proposta ainda será submetida à análise da Câmara dos Deputados.
Ao defender esse benefício para os trabalhadores terceirizados, Crivella lamentou que a terceirização venha sendo adotada no mundo globalizado, sobretudo pela China, cujos produtos têm preços baixíssimos porque a mão-de-obra é muito barata.
Na avaliação do senador além de prejudicar o trabalhador, a terceirização provoca a perda de direitos trabalhistas concedidos pelo então presidente Getúlio Vargas, entre eles o 13º salário e férias remuneradas.
– Para que terceirizar? Eu até fico triste com a Petrobras, a terceira maior empresa de petróleo do mundo terceirizando funcionário até na plataforma. Para que isso? Para poder, amanhã, não pagar um 13º, um abono de férias ou de Natal? – questionou.
(Agência Senado)