Em apoio aos servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o senador Marcelo Crivella encaminhou nesta terça-feira (8), ofício ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, reivindicando que a categoria seja incluída no Plano de Carreira da área de ciência e tecnologia.
No documento, o senador ressalta que os servidores do INMET trabalham com uma das tecnologias mais modernas do mundo para fornecer à sociedade informações meteorológicas, gratuitas e em tempo real, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País e na prevenção de calamidades naturais. Por isso, não pode ser desprezada do reconhecimento já feito a outras atividades similares.
“Estamos a falar de cerca de quinhentos e cinquenta funcionários, contingente pequeno, mas de importância vital para minimizar a ocorrência de eventos como o que se abateu sobre o Rio de Janeiro em 2011, a pior catástrofe natural da história deste País. Os servidores do INMET merecem tratamento igual aos demais integrantes das carreiras de ciência e tecnologia”, disse Crivella.
Em julho de 1993 foi sancionada a Lei 8.691, que trata dos Planos de Carreira para a área de ciência e tecnologia federal e os servidores do INMET não foram incluídos. Em 2012 foi sancionada a Lei 12.702 e novamente os servidores não foram contemplados no Plano de Carreira,passando a ter direito apenas a uma gratificação, benefício esse que não será incorporado aos vencimentos daqueles servidores que se aposentarem nos próximos cinco anos.