Nesta segunda-feira (10 de março), o ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, entregará retroescavadeiras a prefeituras de sete municípios da região Noroeste Fluminense. Os equipamentos serão utilizados na escavação de viveiros escavados em propriedades rurais da região, para o cultivo de pescados como tilápia, tambaqui, pintado e carpas, entre outras espécies. Serão beneficiados os municípios de Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Aperibé e Itaocara.
O périplo do ministro inclui ainda a cessão de uma lancha patrulha à Capitania dos Portos de Macaé, município que conta com mais de dois milhões de habitantes. A nova lancha será empregada em atividades como fiscalização e combate à pesca ilegal.
Com a entrega das retroescavadeiras, o Ministério da Pesca e Aquicultura acredita que o Noroeste Fluminense poderá se consolidar como um importante polo de produção de pescado, de forma a atender às crescentes demandas da população.
Atualmente os brasileiros consomem, em média, 14,50 quilos de pescado por habitante/ano. Há uma década, esse consumo era de apenas 6,46 quilos por ano. A demanda crescente no estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil oferece uma excelente oportunidade de trabalho e renda para os produtores de pescado do Noroeste Fluminense.
Além de estimular nova fonte de renda e empregos nas propriedades rurais, o MPA desenvolve programas para a produção de pescado em grandes reservatórios públicos e no litoral.