A IX Edição da Feira Nacional do Camarão (FENACAM), realizada entre os dias 11 e 15 de junho, em Natal, contou com a participação do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, e representantes do setor. Crivella promoveu palestra sobre as “Políticas do MPA para o Desenvolvimento da Aquicultura, com Ênfase na Carcinicultura”, visitou o Terminal Pesqueiro Público de Natal, a indústria de beneficiamento de pescado, PRODUMAR, o Laboratório de Alevinos AQUATEC e a fazenda de criação de camarão, CAMANOR.
“O Rio Grande do Norte tem um enorme potencial para a produção de pescado e deve ser um exemplo para todo o país no que se refere à vitoriosa experiência com o arrendamento dos barcos japoneses para a captura do atum. No Brasil, a nossa produção ainda é muito pequena diante da nossa biodiversidade, mas estamos investindo em pesquisas para sanar os entraves ambientais e alavancar o setor. Temos tudo para sermos um exportador de pescado. Diante disso eu não poderia deixar de participar deste evento que há nove anos é um marco na aquicultura nacional e internacional”, declarou o ministro na solenidade de abertura da FENACAM.
A governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância do setor para o estado. “No Rio Grande do Norte falar do camarão é falar da nossa história, por isso a produção está em nossas raízes. É preciso investir em tecnologia e promover mais pesquisas. O meio ambiente não pode ser um impeditivo para o desenvolvimento, e sim trabalhar em conjunto para a geração de emprego e renda. Temos como meta agilizar as licenças ambientais para os produtores trabalharem na legalidade junto aos órgãos estaduais e federal,” afirmou Ciarlini.
Estavam presentes à cerimônia o presidente da ABCC, Itamar Rocha, o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Átila Maia, a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, a chefe de gabinete do MPA, Margarett Cabral, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, Betinho Rosado, o presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln, presidentes de federações da pesca e aquicultura, expositores, empresários e representantes do setor e do governo.
Fonte: www.mpa.gov.br