O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella visitou, no último domingo (18), a Colônia de Pescadores Z-13, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Crivella foi recebido pelo presidente da Colônia, Pedro Marins, o presidente da Federação de Pescadores do Estado do Rio, José Maria Pulgas, e pescadores da região.
No encontro, eles relataram as dificuldades que enfrentam com o descarte de material no Canal do Cunha e no Porto do Rio, e solicitaram a interferência do ministro na transferência do terreno onde funciona a colônia Z-13 para o Ministério da Pesca e Aquicultura. “Queremos resgatar o espaço do MPA e investir na Z-13, mas para isso o terreno precisa ser nosso”, disse o presidente da colônia.
Colônia Z-13
A Colônia de Pescadores Z-13 foi fundada em 29 de junho de 1923 e atualmente é composta por 200 pescadores. Localizada no Posto 6, em Copacabana, a Z-13 agrupa o Núcleo da Lagoa Rodrigo de Freitas e mais 4 filiados: Quadrado da Urca, Pontal do Recreio, Camorim e Canal da Barra. De acordo com o presidente da Colônia, Pedro Marins, as espécies mais capturadas por eles são pescadinha, corvina, espada, robalo, tainha, siri e anchova.